quarta-feira, 4 de novembro de 2009

A Moreninha (Costumes)

"Neste momento a orquestra assinalou o começo do sarau. É preciso antecipar que nós não vamos dar ao trabalho de descrever este; é um sarau como todos os outros, basta dizer o seguinte:

Os velhos lembraram-se do passado, os moços aproveitaram  o presente, ninguém  cuidou do futuro. Os solteiros fizeram por lembrar-se do casamento, os casados trabalharam por esquecer-se dele. Os homens jogaram, falaram em política e requestaram as moças; as senhoras ouviram finezas, trataram de modas e criticaram desapiedosamente umas às outras. As filhas deram carreirinhas ao som da música, as mães, já idosas, receberam cumprimentos por amor daquelas e as avós, por não terem que fazer nem ouvir, levaram todo o tempo a endireitar as toucas e a comer os doces. Tudo esteve debaixo destas regras gerais, só resta dar conta das seguintes particularidades:

D. Carolina sempre dançou a terceira contradança com Augusto, mas, para isso, foi preciso que a Srª D. Ana empenhasse todo seu valimento; a tirana princesinha da festa esteve realmente daspiedada; não quis passear com o estudante.

A interessante D. Violante fez o diabo a quatro: tomou doze sorvetes, comeu pão-de-ló, como nenhuma, tocou em todos os doces, obrigou alguns moços a tomá-la por par e até dançou uma valsa de corrupio.

Augusto apaixonou-se por seis senhoras com quem dançou; o rapaz é incorrigível. E assim tudo o mais.

 

In: A Moreninha; Joaquim Manuel de Macedo

Obs.: Pareceu-me oportuno resgatar da literatura brasileira algumas cenas que retratam costumes que orientam cada época. Nesse sentido, resolvi começar pelo começo, já que A Moreninha (1844) é considerado o primeiro romance do Brasil.

2 comentários:

  1. Rosangela Coutinho sardinha25 de maio de 2011 às 20:13

    Olá ! Boa Noite!
    Estou a procura de imagens de Joaquim Mmanoel de Macedo,historias de quando escreveu A Moreninha..Minha escola aqui do Paraná foi selecionada ,pra fazer uma sala com tudo de Joaquim M. de Macedo e a A MORENINHA,numa exposição cultural ,numa cidade próxima da nossa.E a minha sala foi a escolhida pra fazer a biografia dele ,com fotos e ate caracterização da sala ,da época em que foi escrito a A MORENINHA .Se puderem nos ajudar agradeço antecipadamente.A exposição será dia 23 de junho,preciso de material ate no maximo dia 10/06.
    Vamos fazer slides pra ficarem passando o tempo todo na sala de visitação.
    Atenciosamente
    Rosangela

    ResponderExcluir
  2. Querida Rosangela, não temos nada de imagens do Joaquim...lamento nao poder te ajudar...nosso foco é mais Guimarães Rosa...desulpa...
    boa sorte e abçs,

    ResponderExcluir